parents-massaging-baby-G2W4DZW.jpg

INTERVENÇÃO PRECOCE

A Intervenção Precoce (IP) é hoje uma prática multidisciplinar que procura responder às necessidades de crianças com perturbações do desenvolvimento e em situações de risco (Franco et al, 2012).

Há muito tempo é falado da importância de iniciar um acompanhamento terapêutico o mais cedo possível, mas na nossa rotina ainda recebemos muitas crianças que poderiam ter iniciado as terapias anteriormente, se os pais tivessem recebido a indicação/orientação adequada. Mesmo crianças com um histórico prévio, entre eles: prematuridade, internações em UTI ou bebês que os pais identificam que algo não está indo bem, são tratados como crianças “preguiçosas” ou “mais molinhas” e que com o tempo irão melhorar.

Na Clínica Rehabilitar tratamos essa fase inicial do desenvolvimento com muito cuidado. Temos terapeutas certificadas pela avaliação Timp (Teste de Desempenho Motor Infantil) e HINE (Avaliação de Hammersmith), ambas possíveis de serem aplicadas ainda na UTI para auxiliar no acompanhamento do desenvolvimento do paciente.

Nossa equipe é capacitada para receber recém-nascidos para aplicação dessas avaliações, orientações aos pais e possível intervenção se for detectado alguma alteração. A nossa sugestão é de que quando é observado alguma alteração pelos pais ou se o bebê passou por alguma intercorrência na maternidade, esse bebê precisa ser avaliado por 1 dessas avaliações específicas para acompanhamento ou intervenção, dependendo de cada caso.

  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca ícone do YouTube