01.jpg

"UMA TRAJETÓRIA DE AMOR E CONQUISTAS"

CONHEÇA A NOSSA HISTÓRIA

"A Clínica Rehabilitar surgiu de um sonho em proporcionar um atendimento de melhor qualidade para crianças com alterações neurológicas. Na época da Pós- Graduação em Pediatria, eu não me identifiquei com o atendimento oferecido aos pacientes pediátricos. Na tentativa de descobrir algo diferente, viajei para fora do país.

Foi então que em 2006, encontrei a técnica Cuevas Medek Exercises (CME), tendo a grande oportunidade de aprender o método diretamente com o criador, Ramón Cuevas. Esse encontro foi um divisor de águas, pois com o Ramón foi possível aprender não apenas os exercícios, mas um forma totalmente diferente de enxergar o paciente, descobrindo o potencial de cada um independente da lesão. De volta ao Brasil, abri meu primeiro consultório e comecei a difundir o método CME, até então desconhecido em nosso país.

 
banner_branco.png

Realizei a divulgação do CME entre os profissionais da área, estudantes e clínicas até conseguir, depois de muitos esforços, realizar o I Curso Introdutório, em 2008, ministrado pelo próprio Ramón Cuevas. Depois desse curso, muitos outros vieram, juntamente com palestras, aulas e entrevistas, sempre com o objetivo de informar os pais e profissionais sobre os benefícios da técnica.

Com esforço, dedicação e muito amor, a Clínica Rehabilitar mudou de uma pequena sala comercial para uma casa maior, com uma estrutura diferenciada. Junto com essa mudança de estrutura física, chegaram duas fisioterapeutas parceiras, Carolina Bagalhi e Kelin Gnoatto. Aos poucos percebemos que nossas crianças e famílias precisavam de atendimento em outras áreas e com muita cautela, fomos adicionando outras especialidades, para transformar nossa "Casa Amarela" em um lugar acolhedor, com trocas de informações e de múltiplas posssibilidades.

 

E assim seguimos, aprendendo dia a dia com nossas famílias e buscando olhar cada caso com todo carinho e cuidado que a criança merece."

Renata Marques, fisioterapeuta fundadora da Clínica Rehabilitar

 

Nossa Estrutura

Na nossa “Casa Amarela” (apelido carinhoso dado pelas famílias), construímos nosso cantinho de acolhimento, atendimentos e muitos aprendizados. Nossa estrutura física dispõe de ampla recepção com espaço para interação entre pais e crianças, salas de atendimento com materiais personalizados, sala de apoio para as famílias com estrutura para refeições, repouso e banheiros com trocadores adequados para crianças deficientes.
Nos preocupamos muito com a limpeza e higiene dos ambientes e materiais utilizados em terapias, por isso temos duas assistentes de limpeza que trabalham integralmente para deixar nosso espaço sempre limpo, organizado e pronto para recebê-los.
Estamos localizados no bairro da Aclimação, em uma região de amplo comércio, opções de alimentação e hospedagem para as famílias de fora de São Paulo que buscam tratamentos intensivos.
banner_branco.png
 

Nossa Equipe

RENATA MARQUES PROFESSIORI
CREFITO 3/68101- F - Fisioterapeuta

Graduação em Fisioterapia (Universidade Cidade de São Paulo, 2003).

Pós-Graduação “Lato Sensu” em Fisioterapia Pediátrica (Universidade Cidade de São Paulo, 2005).       

Precursora do método Cuevas Medek Exercises no Brasil (2006) e Fundadora da Clínica Rehabilitar (2010).

Formação no Método Cuevas Medek Exercises nível I (New York, 2006), nível II (New York, 2006) e nível III (Chile, 2010).

Estágios de Observação Clínica no CME Center Chile (último em 2015).

Formação nos Instrumentos de Avaliação: Teste de Performance Motora Infantil – TIMP (São Paulo, 2018); Medição da Função Motora Grossa - GMFM, GMFCS e SATCo (São Paulo, 2018) e Workshop General Moviments - GM (São Paulo, 2020).

Work shop Comunicação Alternativa: Noções Básicas e experiências com o PODD (São Paulo, 2017).

Curso Básico Pediátrico de Tratamento Neuroevolutivo-Conceito Bobath (São Paulo, 2018).                 

Curso Internacional “Crianças no nível GMFCS IV e V: O Que Devemos Fazer?” (Campinas, 2018).

Curso “A Criança com Deficiência Visual Cortical: Atendimento Multiprofissional e Abordagens Transdisciplinares baseadas na função” (São Paulo, 2019).

Curso de Instrutores de Shantala (São Paulo, 2020). 

Participação como palestrante e Ouvinte em Congressos, Palestras e Workshops sobre Desenvolvimento Infantil, Paralisia Cerebral e Síndromes Genéticas (desde 2003). 

Atendimento clínico de pacientes pediátricos: Paralisia Cerebral, Trissomia 21, Síndromes Genéticas, Mielomeningocele, Intervenção Precoce, Atraso do Desenvolvimento Neuropsicomotor (desde 2004).

CAROLINA BAGALHI
CREFITO 3/147676- F - Fisioterapeuta

Graduação em Fisioterapia (Universidade Cidade de São Paulo, 2010).

Aprimoramento em Fisioterapia Pediátrica (Universidade Cidade de São Paulo, 2011).

Especialização em Intervenção em Neuropediatria (Universidade Federal de São Carlos, 2013).

Formação no Método Cuevas Medek Exercises nível I (Chile, 2011), nível II (Chile, 2011) e nível III (Chile, 2014).

Estágios de Observação Clínica no CME Center Chile (último em 2018).

Formação nos Instrumentos de Avaliação: Teste de Performance Motora Infantil – TIMP (São Paulo, 2018); Medição da Função Motora Grossa - GMFM, GMFCS e SATCo (São Paulo, 2018); Hammersmith Infant Neurological Examination - HINE (São Paulo, 2019) e Workshop General Moviments - GM (São Paulo, 2020).

Curso Básico Therapy Taping (São Paulo, 2011).

Curso Internacional “Crianças no nível GMFCS IV e V: O Que Devemos Fazer?” (Campinas, 2018).

Curso do Instrumento de Avaliação: “Curso “A Criança com Deficiência Visual Cortical: Atendimento Multiprofissional e Abordagens Transdisciplinares baseadas na função” (São Paulo, 2019).

Curso de Instrutores de Shantala (São Paulo, 2020).

Participação como ouvinte em Congressos, Palestras e Workshops sobre Desenvolvimento Infantil, Paralisia Cerebral e Síndromes Genéticas. 

Atendimento clínico de pacientes pediátricos: Paralisia Cerebral, Trissomia 21, Síndromes Genéticas, Mielomeningocele, Intervenção Precoce e Atraso do Desenvolvimento Neuropsicomotor (desde 2011).    

KELIN GNOATTO
CREFITO 3/06858- F - Fisioterapeuta

Graduação em Fisioterapia (Universidade de Passo Fundo, 2007).

Especialização em Fisioterapia Pediátrica Neurológica (Albert Einstein Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa) (São Paulo, 2011)

Formação no Método CME I, CME II (Brasil, 2012). Realização de 4 estágios atualmente obrigatórios preparatórios para Nivel III no CME Center Chile (Chile), sendo último estágio de observação realizado em Dezembro 2018. ​

Cursos de Instrumentos de avaliação: “Teste de Performance Motora Infantil” (TIMP) (São Paulo, 2018); “Hammersmith Infant Neurological Examination” (HINE) (São Paulo, 2019); Work Shop “General Movements” (GM) (São Paulo, 2020)

Curso Internacional Dynamic Taping (São Paulo, 2018)

Curso: “A criança com Deficiência Visual Cortical: Atendimento Multiprofissional e Abordagens Transdisciplinares baseadas na Função” (São Paulo, 2019)

Curso de Instrutores de Shantala (São Paulo, 2020)

Participação constante como ouvinte em Congressos, Palestras e Work shops sobre Desenvolvimento Infantil, Paralisia Cerebral e Síndromes Genéticas. 

Atendimento clínico de pacientes pediátricos com diferentes patologias: Encefalopatia crônica Não Evolutiva, Síndromes Genéticas, mielomeningocele, Atraso no Desenvolvimento Motor e intervenção precoce (desde 2012).                

Larissa G. Barbosa da Silva
CREFITO 3/209626-F - Fisioterapeuta

Graduação em Fisioterapia (Universidade Católica do Salvador, Salvador-BA, 2013).

Curso Teórico-Prático de Aperfeiçoamento em Fisioterapia Pediátrica (Hospital Martagão Gesteira, Salvador-BA, 2015).

 

Pós-Graduação em Fisioterapia Neonatal e Pediátrica em UTI (Faculdade Hélio Rocha, Salvador-BA, 2016).

Curso de Qualificação Profissional de Nível Superior em Fisioterapia Hospitalar em Pediatria (Hospital São Rafael, Salvador-BA, 2016).

Curso Básico Pediátrico de Tratamento Neuroevolutivo Conceito Bobath (AConBobath, São Paulo, 2018).

Formação no Método Cuevas Medek Exercises nível I (Chile, 2019).

Curso do Instrumento de Avaliação: “Curso “A Criança com Deficiência Visual Cortical: Atendimento Multiprofissional e Abordagens Transdisciplinares baseadas na função” (São Paulo, 2019).

 Workshop General Moviments - GM (São Paulo, 2020).

Atendimento clínico de pacientes pediátricos: Intervenção Precoce e Atraso do Desenvolvimento Neuropsicomotor (desde 2015). Paralisia Cerebral, Trissomia 21, Síndromes Genéticas, Mielomeningocele (desde 2018).

Natallia Oliveira

CREFITO 3/264773-F - Fisioterapeuta

Graduação em Fisioterapia (Universidade Paulista – UNIP, 2018).

Especialização em Reabilitação Aplicada a Neurologia (Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, 2020).

Formação no Método Cuevas Medek Exercises nível I (Chile, 2018), Nivel II ( Curitiba, 2021).

Formação nos Instrumentos de Avaliação: Medição da Função Motora Grossa - GMFM, GMFCS e SATCo (São Paulo, 2018); Workshop General Movements - GM (São Paulo, 2020).

Curso Dynamic Tape (São Paulo, 2018).

Curso de Fisioterapia Aquática na Reabilitação Neurofuncional (São Paulo, 2016).

Curso do Instrumento de Avaliação: “Curso “A Criança com Deficiência Visual Cortical: Atendimento Multiprofissional e Abordagens Transdisciplinares baseadas na função” (São Paulo, 2019).

Atendimento clínico de pacientes pediátricos: Paralisia Cerebral, Trissomia 21, Síndromes Genéticas e Atraso do Desenvolvimento Neuropsicomotor (desde 2018).    

FABIANA MANOLLO

CRFa 2-20435 - Fonoaudióloga

Bacharelado em Fonoaudiologia (Universidade Federal de São Paulo – Escola Paulista de Medicina, 2017)

Curso Básico de Neonatologia (Universidade Federal de São Paulo, 2018)

Curso de Sensibilização e Assistência Humanizada ao Recém-nascido de baixo peso: Método Canguru (Universidade Federal de São Paulo, 2018)

Participação como ouvinte no II Simpósio de Fonoaudiologia do Hospital Sepaco - Atualização Fonoaudiológica Hospitalar em Unidade Neonatal e Pediátrica (São Paulo, 2019)

Curso de Atuação Fonoaudiológica na Neopediatria: Habilitação do RNPT à Reabilitação da Disfagia (São Paulo, 2019)

Residência Multiprofissional em Saúde da Criança e do Adolescente (Universidade Federal de São Paulo – Escola Paulista de Medicina, 2018-2020)

Curso de Atuação Fonoaudiológica nas Disfagias Pediátricas (São Paulo, 2020)

Curso de Dificuldade Alimentar na Infância (São Paulo, 2020)

Curso de Neuroreabilitação Multiprofissional em Bebês e Crianças (São Paulo, 2020)

Curso de Comunicação Suplementar Alternativa – Implementando a CSA: Habilidades importantes em sistemas robustos de comunicação (São Paulo, 2020)

Curso de Aplicação de Bandagem na Primeira Infância (São Paulo, 2020)

Curso de Intervenção em Bebês com Disfunções Oromotoras (São Paulo, 2020)

Atendimento clínico em pacientes pediátricos: disfagias orais e orofaríngeas, recusa alimentar, aleitamento materno e introdução alimentar (desde 2018).

BRUNA MONTEIRO

CRP/SP 06/105048 - Neuropsicóloga

Bacharelado e Formação de Psicólogo (Universidade Estadual Paulista – UNESP Assis, 2010).

Pós-graduação Lato Sensu em “Neuropsicologia no contexto hospitalar em reabilitação” (Instituto de Medicina Física e Reabilitação – IMRea Lucy Montoro – HCFMUSP, 2018).

Curso teórico em “Educação Continuada em Transtorno do Espectro Autista” (AEDREHC, 2017).

Curso de Certificação de Aplicador Denver II (2019).

Curso: “A criança com Deficiência Visual Cortical: Atendimento Multiprofissional e Abordagens Transdisciplinares baseadas na Função” (São Paulo, 2019).

Curso: “Funções Executivas: da avaliação à intervenção na criança com desenvolvimento típico e atípico (TDAH, TOD, DI e TEA)" (São Paulo, 2019 - 2020).

Programas de Estimulação Neuropsicológica de Funções Executivas (PENcE – RePENcE – CENA, 2020).

Curso de Extensão Universitária: “Psicologia e Saúde: Compreendendo o Processo de Adoecer sob o Ponto de Vista Psicológico” (PUC SP, 2012).

Curso de Capacitação Técnica em “Entrevista Motivacional” para Atendimentos a usuários de Álcool e outras Drogas (2010).

Curso de Atualização “Tratamento Psicoterápico: implicações para o paciente com HIV/AIDS” (2009).

Habilitação para avaliação psicológica e neuropsicológica. Aplicadora do Teste de Triagem para atraso de desenvolvimento Denver II.  Psicoterapia analítica criança, adolescente e adulto. Reabilitação neuropsicológica e estimulação neurocognitiva.

HSU YUN MIN CHOU

Pedagoga

Graduação em Pedagogia com Especialização em Deficiência Visual (FEUSP-1986)
Curso Brinquedoteca Terapêutica com Nylse Helena Cunha (APAE-1992)
Curso de Extensão Universitária em Transtornos Globais de Desenvolvimento (Departamento de Psicologia Clínica da USP-2004)
Curso Intensivo de Formação em Dislexia (Associação Brasileira de Dislexia, 2008)
Curso Dossiê de Avaliação Evolutiva-DAE e Desenvolvimento Global da Pessoa com Deficiência (Instituto Indianópolis-2009)
Pós-graduação em Psicopedagogia e Neuroaprendizagem (Instituto Saber-2013)
Formação em Orientação e Mobilidade (Laramara - CTI Fontes do Ipiranga, 2016)
Curso Educação de Estudantes com Deficiência Múltipla e Deficiência Sensorial  (Perkins – School for the Blind e UCC- 2021)
Curso CVI Range - Cortical Visually Impairment - An Approach to Assessment and Intervention com Christine Roman-Lantzy (Play Core Kids - 2021)

Ministrou cursos de capacitação em diversos estados brasileiros e palestras anuais em Congressos de Oftalmologia, Simpósios e instituições educacionais (1990 a 2017)
Trabalhou na Fundação Dorina Nowill, no Serviço de Visão Subnormal da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, na Laramara - Associação de Assistência à Pessoa com Deficiência Visual, no Serviço de Visão Subnormal da Clínica Oftalmológica do HC e trabalhou como coordenadora na implantação do Centro de Tecnologia e Inovação Humaitá para Pessoas com Deficiência Visual. 
Realiza atendimentos de pessoas com deficiência visual e múltipla deficiência e orientação a profissionais no apoio à inclusão escolar desde 1989 e em consultório particular e desde 2020 na Clínica Rehabilitar.

MARTHA GIESEKE MENICONI

CRP 06/119447 - Psicóloga

Graduação em Psicologia (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, 2010).

Especialização em Psicologia Jungiana (Centro de Ensino Superior de Homeopatia, 2015).

Especialização Antroposofia na Saúde (Setor de Obstetrícia Universidade Federal de São Paulo – Escola Paulista de Medicina, 2017).

Congresso Brasileiro de Medicina Antroposófica e VII Simpósio de Terapias Antroposófica (Recife, 2017).

Congresso Argentino de Antroposofia e II Congresso Panamericano de Psicoterapia Antroposófica para dignidade Humana (Buenos Aires – Argentina, 2018).

Curso: “A criança com Deficiência Visual Cortical: Atendimento Multiprofissional e Abordagens Transdisciplinares baseadas na Função” (São Paulo, 2019).

Cursando Especialização em Neuropsicologia com Formação em Reabilitação Cognitiva (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, previsão de conclusão 2022).

 Trabalho direcionado para puérperas, famílias, psicoterapia infantil e orientação de pais.  

ROBERTA KYASSU SIMÃO

CREFITO 3/4626-TO -  Terapia Ocupacional

Graduação em Terapia Ocupacional (Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR - 1996).

Pós- Graduação em Auditoria em Serviços de Saúde (IPPESP- 2013).

Pós- Graduação em Administração Hospitalar (IPPESP/UNICID- 2010).

Residência em Reabilitação Física pela Associação de Assistência a Criança Deficiente ( AACD -1997).

Atuou como Terapeuta Ocupacional chefe da Clínica de Integração Sensorial da AACD (1998 á 2003).

Atuou como Terapeuta Ocupacional em Clínica com atendimento individualizado nas áreas: ortopédica, neurológica, autismo e síndromes diversas. Público adulto e infantil (2001 á 2020).

Especialista em Saúde na Prefeitura Municipal de Guarulhos (desde 2003).

Curso básico de Comunicação Suplementar Alternativa (Espaço de Acesso -2012).

Curso de Habilitação Básica de Estimulação Elétrica Funcional (Fabio Jakaitu e Regina Rosseto -2003).

Formação no Tratamento Neuroevolutivo Bobath- Baby Course ( Sonia Gusman - ABRADIME -2002).

Formação no Tratamento Neuroevolutivo Bobath (Sonia Gusman  -ABRADIME -2000).

Curso de Integração Sensorial - Módulos I e II (Lívia Magalhães -2000).

Curso para Aplicação da Avaliação Funcional em Pediatria (Wend Coster -1999).

Autora do Capítulo Integração Sensorial, com Maria Cristina de Oliveira no livro In Terapia Ocupacional na Reabilitação Física – Teixeira et Al. Ed. Roca 2003.

Atendimento clínico de pacientes pediátricos: Encefalopatia Crônica Não Progressiva, Síndromes Genéticas, Mielomeningocele, Doenças Neuromusculares, Malformações Congênitas e Atraso do Desenvolvimento Neuropsicomotor (desde 1997).

Amanda Bulbarelli Martinez Lourenço

CREFITO 3/13497-T.O

Graduação em Terapia Ocupacional (Universidade de Sorocaba, 2008)
Especialização em Neuropsicologia aplicada a Neurologia Infantil (UNICAMP, 2010)
Pós-Graduação em Terapia Ocupacional - Uma Visão Dinâmica em Neurologia (FAMESP – IAEPETEL, 2015) 
Curso para Formação de Profissionais de Orientação e Mobilidade para atendimento de pessoas com deficiência visual. (CTI – LARAMARA, São Paulo, 2018) 
Idealizadora do Cantinho da T.O. atuando com confecção e venda de adaptações, brinquedos, recursos de Tecnologia Assistiva, com materiais produzidos através de impressão 3D, madeira e outros. (desde 2019)
Atendimento a crianças e adolescentes com deficiência física, visual, intelectual e múltiplas (desde 2011)
Atuação em Projetos de suporte para inclusão escolar de crianças com deficiência na rede de ensino municipal e estadual de São Paulo, orientando equipe escolar e família e realizando as adaptações e intervenções necessárias para a criança no ambiente escolar,
prescrevendo recursos de Tecnologia Assistiva, ministrando aulas em treinamentos e cursos de educação continuada, para professores e agentes escolares.  (2011 a 2017)
Curso Especificidades da Criança com Deficiência Visual Cortical- CVI Range. (São Paulo, 2020)
Curso Internacional: Como criar escolas e salas de aula sensorialmente inteligentes. 
(2020)
Curso de Integração Sensorial combinado a neurodisfunção: Fundamentos Teórico- Prático. (São Paulo, 2019)
Seminário Autismo e Deficiência Visual – singularidades, inter-relações e sinais de risco para constituição psíquica e para desenvolvimento infantil – complexidade de um diagnóstico diferencial. (São Paulo, 2018)
Curso Contribuições da Integração Sensorial à Educação Infantil. (Sorocaba, 2017)
Curso de Formação em Adequação Postural e Prescrição de Equipamentos (São Bernardo do Campo, 2012)
Curso de Tecnologia Terapêutica Dinâmica (São Paulo, 2011) 
Curso de Inclusão das pessoas com Deficiência no Mercado de Trabalho (São Paulo, 2009)

Tatiana Diniz Bueno

CRN-3 53660 -  Nutricionista

Graduação em Nutrição ( UNIP - Universidade Paulista, 2017)
Especialização em Nutrição Hospitalar (HIAE - Hospital Israelita Albert Einstein - Instituto de Pesquisa, 2019)

Realização de cursos de aperfeiçoamemto referente à nutrição clínica, nutrição infantil, recusa alimentar, nutrição enteral e suplementação,  boas práticas em manipulação de alimentos e educação nutricional.

Atuação como nutricionista clínica com foco em atendimento de crianças com paralisia cerebral e síndromes.

Atendimento nutricional para todos os ciclos da vida.

Nosso Staff

SANDRA ARANHA DEPETRIS
Gerente Administrativa

Organiza toda parte operacional-administrativa, bem como faturamento e recebimento da clínica.  Como principal Staff, exerce um papel importante pois age ativamente desde o primeiro contato com os pais e em seu recepcionamento na clínica, auxiliando-os quanto a questões burocráticas de reembolsos junto aos convênios quando necessário, até o agendamento de horários de todos as modalidades de tratamento que a clínica oferece e tudo quanto mais for necessário para que os atendimentos se efetivem.

Por cuidar de todos, tornou-se pessoa-chave de apoio tanto à equipe quanto aos pais pelo forte vínculo criado.

Formada em Comércio Exterior e em Engenharia Civil, na clínica desempenha sua real vocação: se envolver com cada família como se fosse única e tentar resolver tudo que estiver ao seu alcance, sempre com muita dedicação e carinho.

LARISSA
Limpeza e Suporte às Famílias

Responsável pela limpeza e organização da clínica desde 2015. Atua ainda como staff da equipe de profissionais. Faz um cafezinho delicioso, é prestativa, amável e está sempre pronta a ajudar.

EULANA

Limpeza e Suporte às Famílias

Responsável pela limpeza e organização da clínica desde 2019. Já havia trabalhado conosco em 2014 e retornou para auxiliar a Larissa a manter nossa "Casa Amarela" sempre limpinha, organizada e aconchegante para que todos possam desfrutar ao máximo. Recebe nossas famílias sempre com um sorriso!

MARQUES
Gerente Financeiro

Responsável pelo controle financeiro e toda a parte de manutenção e benfeitorias da Clínica, para que todos possam desfrutar desse espaço pensado, criado e mantido com muito carinho para todas as famílias. Acompanhou a história da Clínica desde o começo, pois é pai da nossa fisioterapeuta Renata.