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  • Foto do escritorRenata Marques Professiori

Reabilitação infantil: a importância do trabalho transdisciplinar

O sucesso da reabilitação infantil depende de uma equipe transdisciplinar. Você sabe o que é isso?


Apesar de muitas pessoas acreditarem que a palavra reabilitar vem apenas da fisioterapia, seu conceito é bem mais amplo e inclui o processo de diagnóstico, intervenção e diversidade de tratamentos.


As crianças com alterações neurológicas precisam de cuidados frequentes e esses cuidados precisam ser iniciados precocemente, para que os resultados dos tratamentos sejam eficazes.


Um dos principais objetivos da reabilitação infantil é restabelecer a funcionalidade das crianças de acordo com suas individualidades. Vinculado a isso, outros objetivos podem ser atingidos com diversos tipos de tratamentos.


A equipe precisa conversar entre si, definir esses objetivos junto com a família e o paciente, entender qual é o momento e a realidade de cada um. Isso é um trabalho transdiciplinar, ou seja, o paciente é cuidado por uma equipe que se comunica e entende que o paciente faz parte de um contexto.


Você conhece o trabalho da Rehabilitar?

Na Clínica Rehabilitar nos esforçamos para manter esse trabalho transdiciplinar, através de reuniões e reavaliações constantes, evoluções digitais on-line e cursos de atualização da equipe.






CONCEITO BOBATH (TRATAMENTO NEUROEVOLUTIVO)


O conceito Bobath, também conhecido como Tratamento Neuroevolutivo, é uma abordagem terapêutica utilizado na reabilitação de crianças e adultos com distúrbios neuromotores. Baseia-se na compreensão da neuroplasticidade e busca facilitar o desenvolvimento motor normal, através de estratégias terapêuticas que promovem a aprendizagem e a reorganização do sistema nervoso.


O tratamento é individualizado e visa melhorar a função motora, controle postural e atividades diárias, integrando diferentes especialidades terapêuticas.


TREINAMENTO LOCOMOTOR


O treinamento locomotor é uma intervenção terapêutica focada na melhoria da coordenação motora, mobilidade e habilidade de locomoção.


Geralmente realizado em uma esteira, com ou sem suspensão parcial de peso, o treinamento também pode incluir exercícios no solo, utilizando andadores, se necessário, e variando o ambiente.


Essa abordagem tem como objetivo melhorar a capacidade de caminhar e a funcionalidade geral dos pacientes, adaptando o treinamento às suas necessidades individuais.


MÉTODO CUEVAS MEDEK EXERCISES (CME)


O Método Cuevas Medek Exercises (CME) é uma abordagem terapêutica desenvolvida pelo fisioterapeuta Ramón Cuevas, que visa promover o desenvolvimento motor e a independência funcional em crianças com distúrbios neuromotores.


O CME utiliza técnicas de facilitação manual e desafios posturais progressivos para estimular a resposta motora e promover a estabilização e controle do corpo. O método enfatiza a participação ativa da criança durante as sessões terapêuticas, incentivando-a a explorar e experimentar diferentes movimentos.


MÉTODO REEQUILÍBRIO TÓRACOABDOMINAL (RTA)


O Método Reequilíbrio Tóracoabdominal (RTA) é uma abordagem terapêutica que visa melhorar a função respiratória, postura e estabilidade do tronco. Desenvolvido pelo fisioterapeuta Marcel Bienfait, o RTA baseia-se na compreensão da relação entre a respiração e os músculos do tronco, especialmente o diafragma e os músculos abdominais.


TERAPIA OCUPACIONAL


A Terapia Ocupacional pode ser aplicada em diversas áreas, como a estimulação sensorial, o desenvolvimento motor, a coordenação motora fina, a organização do tempo e do espaço, as habilidades sociais e de comunicação, entre outras.


O objetivo é auxiliar a criança a superar desafios e alcançar um maior grau de independência e funcionalidade em suas atividades cotidianas.


INTEGRAÇÃO SENSORIAL (IS)


A Integração Sensorial (IS) é um conceito desenvolvido pela Terapeuta Ocupacional Jean Ayres na década de 60, que descreve um processo cerebral responsável por interpretar e organizar as informações sensoriais recebidas pelos sentidos. Essa integração sensorial permite que o corpo utilize eficientemente as informações sensoriais para agir e responder de forma adequada ao ambiente.


CONCEITO BOBATH (TRATAMENTO NEUROEVOLUTIVO)


O Conceito Bobath, também conhecido como Tratamento Neuroevolutivo, é uma abordagem terapêutica utilizada na terapia ocupacional com o objetivo de melhorar a qualidade de vida e a funcionalidade de indivíduos com distúrbios neuromotores. Essa abordagem visa permitir que essas pessoas participem ativamente de atividades significativas e desfrutem de uma vida mais independente e satisfatória.


NUTRIÇÃO INFANTIL


A nutrição infantil desempenha um papel crucial no desenvolvimento saudável das crianças. Durante a infância, os nutrientes adequados são essenciais para o crescimento, o desenvolvimento físico e cognitivo, além de fortalecer o sistema imunológico.


FONOAUDIOLOGIA PARA TRANSTORNOS ALIMENTARES E DA DEGLUTIÇÃO


A terapia voltada para distúrbios que podem causar alterações na função da alimentação é uma abordagem terapêutica especializada que visa melhorar a qualidade de vida e garantir a segurança alimentar de indivíduos que apresentam problemas como engasgo, tosse, regurgitação nasal e oral, náuseas/vômitos, escape oral, entre outras manifestações.


Esses distúrbios podem ser decorrentes de desordens motoras orais, desorganização do sistema sensorial, distúrbios neurológicos e síndromes.


COMUNICAÇÃO SUPLEMENTAR ALTERNATIVA (CSA)


A Comunicação Suplementar Alternativa (CSA) é uma área que engloba um conjunto de ferramentas e estratégias utilizadas para auxiliar na comunicação de pessoas que enfrentam desafios relacionados à linguagem oral, compreensão e interação. Essas ferramentas da CSA incluem materiais específicos desenvolvidos individualmente para cada pessoa, com o objetivo de garantir que a comunicação possa ser realizada de maneiras alternativas à fala convencional.


A Clínica Rehabilitar possui habilitação para aplicar o método PODD (Pragmatic Organisation Dynamic Display), que se baseia no funcionamento da linguagem pragmática. Esse método visa fornecer às pessoas com dificuldades de comunicação uma forma estruturada de se expressar, utilizando um sistema de comunicação visual.


PSICOPEDAGOGIA


A especialização em baixa visão e neuroaprendizagem é uma área profissional que se dedica a abordar as dificuldades de aprendizagem, analisando os fatores que influenciam de forma positiva, intervêm ou prejudicam o processo de aprendizagem.


Essa especialização busca compreender melhor o desenvolvimento global das crianças, incluindo aquisição de habilidades cognitivas, sensoriais, emocionais e psicológicas, levando em consideração as necessidades específicas de cada criança, a fim de desenvolver todo o seu potencial.


NEUROPSICOLOGIA

A neuropsicologia é uma especialidade da psicologia que estuda as relações entre as funções cerebrais e as expressões de comportamento. Na Clínica Rehabilitar, oferecemos serviços de avaliação neuropsicológica, um processo no qual a criança é submetida a uma análise das funções cognitivas, como atenção, memória, linguagem e aprendizado, com o objetivo de identificar suas potencialidades e dificuldades atuais.


A partir dessa avaliação, compreendemos o perfil neuropsicológico do paciente e determinamos as intervenções necessárias para promover seu desenvolvimento.


A Clínica Rehabilitar oferece programas de intervenção de estimulação cognitiva e reabilitação neuropsicológica personalizados para atender às necessidades de cada criança, visando aprimorar suas habilidades e promover sua funcionalidade.




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