02.jpg

"DESPERTAR O POTENCIAL"

Cuevas Medek Exercises

Abordagem utilizada em Fisioterapia Pediátrica baseada em exercícios dinâmicos que solicitam uma resposta ativa por parte da criança. Idealizado pelo fisioterapeuta chileno Ramón Cuevas há mais de 40 anos.

INDICAÇÕES

O método pode ser utilizado em bebês à partir de 3 meses e a idade máxima para aplicação depende de cada caso. Os diagnósticos mais comuns atendido aqui na clínica são:

- Paralisia Cerebral (Encefalopatia Crônica não Progressiva).

- Síndromes genéticas

- Prematuridade

- Hipotonia

- Déficit de Equilíbrio

- Casos de alteração no desenvolvimento sem causa conhecida.

CONTRA-INDICAÇÕES/FATORES LIMITANTES

Apenas em alguns casos a utilização do CME tem uma contraindicação relativa: doença degenerativa neuromuscular progressiva e osteogênese imperfeita.

Além disso, existem alguns fatores limitantes ao terapeuta que são: idade/peso da criança e presença de algumas alterações associadas. Nesses casos, é importante uma avaliação inicial para verificar se o método poderá ser aplicado na sua totalidade.

DIFERENCIAIS DO MÉTODO

- Provoca o aparecimento de funções motoras automáticas ausentes;

- Expõe a criança à força da gravidade com o mínimo de suporte necessário;

- Promove alongamento muscular integrado aos exercícios;

- Realização dos exercícios independe de fatores como cooperação e motivação da criança;

- Possui Protocolo de Avaliação Motora próprio, destinado a identificar o estágio de desenvolvimento motor da criança e estabelecer o programa de terapia CME mais apropriado.

MATERIAIS

O Método CME possui material personalizado e totalmente diferenciado:

- Tablado com medidas personalizadas, que possibilita ao terapeuta aplicar os exercícios da forma mais adequada possível.

- Conjunto de caixas de madeira CME, que permite a montagem de uma infinidade de exercícios.

Também podem ser utilizados outros materiais como canos de PVC, bolas (específicas), faixas de tecido antiderrapante e organiza.

 

IMPORTANTE: Existe um selo de identificação do conjunto de caixas, sendo proibida a reprodução dos materiais por pessoas não autorizadas. A utilização do set de caixas é reservada a terapeutas formados pelo CME e pais que tenham a orientação de um terapeuta CME.

EXERCÍCIOS

Através da utilização dos materiais específicos do método CME é possível realizar uma grande variabilidade de exercícios, cada um representando um desafio biomecânico diferente.

A escolha dos exercícios é realizada de acordo com o resultado obtido na avaliação inicial e podem estimular desde o controle cervical e de tronco, transferências posturais, equilíbrio e liberdade em bípede até a marcha e vivência em diversos tipos de superfícies.

PERGUNTAS FREQUENTES

O que é CME?

​O método Cuevas Medek Exercises (CME) é uma intervenção fisioterapêutica utilizada para o desenvolvimento da habilidade motora no bebê e na criança. O método consiste na aplicação de exercícios desafiadores, com gradual apoio distal e exposição à força da gravidade.

Quem inventou o método CME?

​Foi criado pelo fisioterapeuta chileno Ramón Cuevas, a partir de 1972. A pergunta inicial de Ramon foi “como provocar resposta motora automática na criança?”. Foi daí que através de muitos estudos e prática, Ramón conseguiu desenvolver uma terapia bastante diferenciada que visa o potencial de cada criança. Isso é realizado através de inúmeras possibilidades de exercícios, que proporcionam progressivo apoio distal e exposição gradual da criança à força da gravidade. 

O que significa CME?

​CME significa "Cuevas Medek Exercises". "Cuevas" é o sobrenome do criador do método (Ramon Cuevas); "MEDEK" é uma sigla que pode ser traduzida por “método dinâmico de estimulação cinética” que é exatamente a proposta do CME, estimular e desafiar a criança em cada exercício, e "Exercises" em português significa exercício, o termo está em inglês devido a grande difusão do método nos países de língua inglesa.

Como o método CME chegou ao Brasil?

​O método CME começou a ser utilizado no Brasil pela fisioterapeuta Renata Marques em 2006, após ter realizado a formação do método fora do país. A partir de então, Renata iniciou a divulgação do método entre os profissionais da área até que em 2008 organizou o primeiro curso no Brasil ministrado por Ramón Cuevas.

 

Para quais pacientes o método CME é indicado?

​Crianças a partir de 3 meses de idade com atraso motor por diversas causas como Paralisia Cerebral, Síndrome de Down, Hipotonia, Prematuridade e Síndromes Genéticas; bebês de risco para estimulação precoce, e mesmo crianças sem diagnóstico de alteração neurológica que apresentam atraso motor ou déficit de equilíbrio.

Para qual fase do desenvolvimento o CME pode ser utilizado?

​Os exercícios vão desde controle cervical até a marcha independente. É importante ressaltar que através do material exclusivo do método é possível trabalhar inclusive o equilíbrio em bípede, pois é muito importante para a criança além do andar, conseguir subir uma escada ou uma rampa.

 

Como avaliar se meu filho precisa realizar fisioterapia?

​O CME possui uma avaliação própria, composta de 41 itens, abrangendo todas as fases do desenvolvimento motor. Essa avaliação é realizada na primeira terapia e é um formidável instrumento de detecção de possíveis disfunções motoras e auxiliar no direcionamento terapêutico. A avaliação também é indispensável como parâmetro de comparação para verificarmos se a terapia está sendo eficaz para a criança.

Qual o material do método?

​O método utiliza um tablado diferenciado, com medidas personalizadas de acordo com o terapeuta. Isso ajuda na alavanca do movimento, tornando os exercícios mais precisos e seguros de serem realizados. O conjunto de caixas de madeira é um diferencial bastante interessante. Através de formatos e tamanhos distintos de caixas de madeira é possível montar centenas de situações diferentes na terapia, como: rampa, escada, pódium, ponte, prancha de equilíbrio, barra estreita, etc. Existem outros materiais que podem ser utilizados na elaboração dos exercícios como canos de PVC, bolas (específicas), faixas de tecido antiderrapante e organza.

O que é o programa domiciliar?

​Os pais participam ativamente no processo do desenvolvimento motor do filho. Através de treinamento durante a terapia, registro por fotografia e filmagem, os pais aprendem a realizar alguns exercícios com o filho, assim os ganhos da terapia podem ser potencializados através da repetição diária em casa (quando possível).

 

Até quando meu filho poderá se beneficiar do método CME?

​Reavaliações constantes são realizadas para verificar a eficácia do tratamento CME para a criança. Se for observado que ela não está apresentando evolução satisfatória após reavaliações consecutivas, os pais são informados e juntamente com o terapeuta decidirão pela continuidade ou não do tratamento CME.

Além disso, alguns fatores como idade e peso da criança podem limitar a aplicação do método CME pelo terapeuta, entretanto, cada caso deve ser avaliado individualmente.

  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca ícone do YouTube

© 2020 | Clínica de Terapia Infantil

Precursora no Método CME - Cuevas MEDEK Exercises

Asset 2.png

RE:10149-SP

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube

(11) 2579-1585

contato@clinicarehabilitar.com.br

Rua Espírito Santo, 14, Aclimação - São Paulo/SP

CEP 01526-020

© 2020 por Clínica Rehabilitar

Todos os direitos reservados.