Psicopedagogia (Baixa visão e Neuroaprendizagem)
A Psicopedagogia é uma área profissional que atua em processos relacionados às dificuldades de aprendizagem, analisando fatores que favorecem, intervêm ou prejudicam uma boa aprendizagem.
Hsu Yun Min Chou psicopedagoga é também pedagoga especializada em Deficiência Visual com pós- graduação em Neuroaprendizagem, ela é responsável pelos tratamentos da Rehabilitar.
Como a Neuropsicopedagogia pode contribuir para a aprendizagem?
Essa especialização favorece melhor compreensão sobre desenvolvimento global, aquisição de habilidades cognitivas, sensoriais, emocionais e psicológicas, observando as necessidades específicas de cada criança, para desenvolver seu potencial.
Suas atividades na Clínica incluem:
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Avaliações e atendimentos de crianças com atraso no desenvolvimento neuropsicomotor e crianças com dificuldades de aprendizagem.
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Avaliações e atendimentos de crianças com baixa visão e cegueira.
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Orientações aos pais e cuidadores na adaptação de ambientes e confecção de materiais e brinquedos pedagógicos para estimulação visual e desenvolvimento global.
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Orientações às escolas, adaptações de materiais pedagógicos de qualidade, favorecendo assimilação de conteúdo curricular e inclusão educacional das crianças.
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Consultoria e cursos sobre Deficiência Visual para profissionais da área de reabilitação.
Qual a diferença entre a Psicopedagogia e a Neuropsicopedagogia?
A Psicopedagogia e a Neuropsicopedagogia são áreas que se dedicam ao estudo e intervenção nos processos de aprendizagem, porém apresentam algumas diferenças em suas abordagens.
A Psicopedagogia tem como foco principal a compreensão dos aspectos psicológicos, sociais e pedagógicos envolvidos na aprendizagem. Ela busca identificar e intervir em dificuldades de aprendizagem, considerando fatores como motivação, emoções, relações interpessoais, métodos de ensino e dificuldades específicas de cada aluno. A Psicopedagogia utiliza técnicas e estratégias de intervenção psicopedagógica para auxiliar no processo de aprendizagem e desenvolvimento do indivíduo.
Já a Neuropsicopedagogia, além de considerar os aspectos psicológicos e pedagógicos, incorpora conhecimentos da neurociência para compreender como o cérebro funciona e como ele processa as informações relacionadas à aprendizagem. Ela investiga as bases neurobiológicas dos processos cognitivos e busca identificar como possíveis disfunções cerebrais podem influenciar na aprendizagem. A Neuropsicopedagogia utiliza técnicas e estratégias de intervenção específicas para estimular funções cognitivas e auxiliar na superação de dificuldades de aprendizagem relacionadas ao funcionamento cerebral.