fonoaudiologia infantil
A fonoaudiologia infantil atua na prevenção, avaliação orientação e tratamento (habilitação e reabilitação) da linguagem oral e escrita, fala, voz, audição, além da mastigação e deglutição. Seu campo de atuação engloba maternidades, clínicas, domicílio, escolas, empresas e veículos de comunicação, podendo atuar individualmente ou em parceria com outros profissionais da saúde como fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, psicólogos, nutricionistas e psicopedagogos.
Na Clínica Rehabilitar, a Fonoaudióloga é apta a oferecer os serviços de:
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Intervenção precoce e orientações aos pais no aleitamento materno e nas alterações de sucção e deglutição;
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Introdução alimentar;
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Recusa alimentar;
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Disfagias orais e orofaríngeas decorrentes de alterações mecânicas, neurológicas e genéticas;
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Alterações na motricidade oral (mastigação, deglutição, postura inadequada de órgãos fonoarticulatórios).
O que faz a fonoaudiologia infantil?
A fonoaudiologia infantil é uma área da fonoaudiologia que se dedica ao estudo, prevenção, diagnóstico e tratamento dos distúrbios relacionados à comunicação e linguagem em crianças.
O fonoaudiólogo especializado em atendimento infantil trabalha com crianças desde o nascimento até a adolescência, auxiliando no desenvolvimento de habilidades de comunicação oral, linguagem, fala, audição e deglutição.
Aqui estão algumas das principais áreas de atuação da fonoaudiologia infantil:
1. Linguagem
O fonoaudiólogo auxilia no desenvolvimento da linguagem oral e escrita, trabalhando a compreensão e expressão verbal, habilidades gramaticais, vocabulário, narrativa, entre outros aspectos linguísticos.
2. Fala
O fonoaudiólogo trabalha para aperfeiçoar a articulação dos sons da fala, corrigindo eventuais distorções, trocas ou omissões de sons. Ele também auxilia no desenvolvimento da fluência da fala, tratando problemas como gagueira.
3. Audição
O fonoaudiólogo realiza testes auditivos para avaliar a capacidade auditiva da criança e, se necessário, encaminha para tratamentos específicos, como o uso de aparelhos auditivos. Ele também trabalha com a estimulação auditiva, auxiliando no desenvolvimento da percepção e discriminação auditiva.
4. Deglutição
O fonoaudiólogo avalia e trata distúrbios relacionados à deglutição, auxiliando crianças que apresentam dificuldades na alimentação, mastigação e deglutição, além de orientar pais e cuidadores sobre técnicas adequadas de alimentação.
5. Estimulação precoce
O fonoaudiólogo realiza intervenções precoces em crianças com atraso no desenvolvimento da comunicação, buscando estimular e promover o desenvolvimento de habilidades de comunicação e linguagem.
É importante ressaltar que o trabalho do fonoaudiólogo infantil é individualizado e adaptado às necessidades de cada criança. Ele utiliza uma variedade de técnicas e recursos terapêuticos, como jogos, brincadeiras, atividades lúdicas e exercícios específicos, visando promover um desenvolvimento saudável da comunicação e linguagem na infância.
Quando a criança precisa de fonoaudiologia?
A criança pode precisar de fonoaudiologia em diferentes situações. Aqui estão algumas indicações de quando é importante procurar um fonoaudiólogo:
1. Atraso no desenvolvimento da linguagem: Se a criança apresenta dificuldade em adquirir habilidades de linguagem adequadas para a sua faixa etária, como atraso na fala, falta de compreensão de comandos simples, dificuldade em formar frases, entre outros, pode ser indicado buscar avaliação e intervenção fonoaudiológica.
2. Dificuldades de articulação: Se a criança apresenta dificuldades em produzir os sons da fala corretamente, como trocas, omissões ou distorções de sons, pode ser indicado buscar o auxílio de um fonoaudiólogo.
3. Problemas de fluência da fala: Se a criança apresenta gagueira, como repetições de sons, bloqueios ou prolongamentos de sons durante a fala, é importante buscar avaliação e tratamento fonoaudiológico.
4. Dificuldades de leitura e escrita: Se a criança apresenta dificuldades em aprender a ler e escrever, como dificuldade de identificar letras, compreender palavras, formar frases coerentes, entre outros, um fonoaudiólogo pode auxiliar no desenvolvimento dessas habilidades.
5. Dificuldades na alimentação e deglutição: Se a criança apresenta dificuldades em mastigar, engolir, aceitar diferentes texturas e sabores de alimentos, ou se tem recusa alimentar, um fonoaudiólogo pode ajudar a avaliar e tratar essas questões.
Quando se considera atraso na fala?
O atraso na fala é considerado quando a criança apresenta um atraso significativo em relação ao desenvolvimento esperado da fala para sua faixa etária. É importante lembrar que cada criança tem seu próprio ritmo de desenvolvimento, mas existem marcos típicos que podem ser utilizados como referência.
Em geral, espera-se que uma criança comece a falar suas primeiras palavras entre 12 e 18 meses de idade. Aos 2 anos, espera-se que a criança consiga formar frases simples de duas palavras. Por volta dos 3 anos, a criança deve ser capaz de formar frases mais complexas e ter um vocabulário razoavelmente amplo.
No entanto, é importante considerar que cada criança é única e pode apresentar variações individuais no seu desenvolvimento. Alguns fatores, como histórico familiar de atrasos na fala ou exposição a múltiplos idiomas, podem influenciar o ritmo de desenvolvimento da fala.
Se você notar que a criança não está atingindo esses marcos de desenvolvimento da fala, é recomendado buscar uma avaliação com um fonoaudiólogo. O profissional poderá realizar uma avaliação detalhada das habilidades de linguagem e comunicação da criança, identificar possíveis atrasos e, se necessário, iniciar um programa de intervenção adequado.