top of page

"Amor pelo que se faz"

1) O que é CME?
O método Cuevas Medek Exercises (CME) é uma intervenção fisioterapêutica utilizada para o desenvolvimento da habilidade motora no bebê e na criança. O método consiste na aplicação de exercícios desafiadores, com gradual apoio distal e exposição à força da gravidade.
2) Quem inventou o método CME?
Foi criado pelo fisioterapeuta chileno Ramón Cuevas, a partir de 1972. A pergunta inicial de Ramon foi “como provocar resposta motora automática na criança?”. Foi daí que através de muitos estudos e prática, Ramón conseguiu desenvolver uma terapia bastante diferenciada que visa o potencial de cada criança. Isso é realizado através de inúmeras possibilidades de exercícios, que proporcionam progressivo apoio distal e exposição gradual da criança à força da gravidade. 
3) O que significa CME?
CME significa "Cuevas Medek Exercises". "Cuevas" é o sobrenome do criador do método (Ramon Cuevas); "MEDEK" é uma sigla que pode ser traduzida por “método dinâmico de estimulação cinética” que é exatamente a proposta do CME, estimular e desafiar a criança em cada exercício, e "Exercises" em português significa exercício, o termo está em inglês devido a grande difusão do método nos países de língua inglesa.
4) Como o método CME chegou ao Brasil?
O método CME começou a ser utilizado no Brasil pela fisioterapeuta Renata Marques em 2006, após ter realizado a formação do método fora do país. A partir de então, Renata iniciou a divulgação do método entre os profissionais da área até que em 2008 organizou o primeiro curso no Brasil ministrado por Ramón Cuevas.   
5) Para quais pacientes o método CME é indicado?
Crianças a partir de 3 meses de idade com atraso motor por diversas causas como Paralisia Cerebral, Síndrome de Down, Hipotonia, Prematuridade e Síndromes Genéticas; bebês de risco para estimulação precoce, e mesmo crianças sem diagnóstico de alteração neurológica que apresentam atraso motor ou déficit de equilíbrio.

6) Para qual fase do desenvolvimento o CME pode ser utilizado?

Os exercícios vão desde controle cervical até a marcha independente. É importante ressaltar que através do material exclusivo do método é possível trabalhar inclusive o equilíbrio em bípede, pois é muito importante para a criança além do andar, conseguir subir uma escada ou uma rampa.

 

7) Como avaliar se meu filho precisa realizar fisioterapia?

O CME possui uma avaliação própria, composta de 41 itens, abrangendo todas as fases do desenvolvimento motor. Essa avaliação é realizada na primeira terapia e é um formidável instrumento de detecção de possíveis disfunções motoras e auxiliar no direcionamento terapêutico. A avaliação também é indispensável como parâmetro de comparação para verificarmos se a terapia está sendo eficaz para a criança.

 

8) Qual o material do método?

O método utiliza um tablado diferenciado, com medidas personalizadas de acordo com o terapeuta. Isso ajuda na alavanca do movimento, tornando os exercícios mais precisos e seguros de serem realizados. O conjunto de caixas de madeira é um diferencial bastante interessante. Através de formatos e tamanhos distintos de caixas de madeira é possível montar centenas de situações diferentes na terapia, como: rampa, escada, pódium, ponte, prancha de equilíbrio, barra estreita, etc. Existem outros materiais que podem ser utilizados na elaboração dos exercícios como canos de PVC, bolas (específicas), faixas de tecido antiderrapante e organza.

 

9) O que é o programa domiciliar?

Os pais participam ativamente no processo do desenvolvimento motor do filho. Através de treinamento durante a terapia, registro por fotografia e filmagem, os pais aprendem a realizar alguns exercícios com o filho, assim os ganhos da terapia podem ser potencializados através da repetição diária em casa (quando possível).

 

10) Até quando meu filho poderá se beneficiar do método CME?

Reavaliações constantes são realizadas para verificar a eficácia do tratamento CME para a criança. Se for observado que ela não está apresentando evolução satisfatória após reavaliações consecutivas, os pais são informados e juntamente com o terapeuta decidirão pela continuidade ou não do tratamento CME.

Além disso, alguns fatores como idade e peso da criança podem limitar a aplicação do método CME pelo terapeuta, entretanto, cada caso deve ser avaliado individualmente. 

 

 

bottom of page